quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Violência nos campi.

Pois é pessoal, até agora abordamos basicamente o sucateamento físico da UnB. Mas outra questão urgente é a escalada da violência no Campus. Se em outra épocas a UnB sofreu com a violência doe uma ocupação militar, hoje é a ocupação pelos criminosos que preocupa.
 Pra começar o debate, uma matéria do jornalismo da ADUnb sobre o problema.


Insegurança na UnB preocupa com a chegada do fim de ano

E-mailImprimirPDF
Em menos de uma semana duas ocorrências policiais foram registradas em agências bancárias no Campus da UnB. A chegada do recesso no calendário letivo e o fim de ano aumentam as preocupações com a segurança. O último levantamento da Divisão de Estatísticas e Planejamento Operacional da Polícia Civil encaminhado à ADUnB revela a escalada no número de ocorrências policiais registradas durante o período de menor movimentação no Campus.

De acordo com o levantamento realizado pela 2º Delegacia de Polícia (Asa Norte), as ocorrências policiais triplicaram no último recesso letivo da UnB. Na ocasião, durante o mês de julho e início de agosto, foram registradas 141 ocorrências, entre furtos em interiores de veículos e furtos diversos. A maior alta ocorreu no mês de agosto, quando o número de ocorrências triplicou, saltando de 7 casos para 22 em menos de 30 dias, segundo os dados oficiais da Polícia Civil.

De acordo com o balanço, os estacionamentos da universidade continuam sendo os locais preferidos dos bandidos e com maior incidência de ocorrências policiais. Lideram o topo da lista o estacionamento do Instituto Central de Ciência (ICC) Norte, com 17 casos, e o ICC Sul, com 18 registros, conforme o período verificado.


Quadrilha furtou R$ 30 mil em menos de 20 minutos na agência Santander



Furtos em interiores de veículos triplicaram no último recesso letivo da UnB

O balanço da Polícia Civil também comprova que a ousadia dos bandidos tem sido crescente. A maior parte dos casos, conforme apontam os números, aconteceram em plena luz do dia. Como resposta às ocorrências registradas, a prefeitura do Campus anunciou ainda no mês de agosto a ampliação do sistema de iluminação. A previsão é que a ampliação seja concluída até o início do próximo ano para aumentar a segurança no período noturno e fazer a prevenção contra sequestros relâmpagos e ações de bandidos nas agências bancárias.

Ousadia no Campus

Na última quarta-feira (8), três homens entraram, às 23h, na agência do Banco Santander, localizado próximo à Praça Chico Mendes, e furtaram em menos de 20 minutos cerca de R$ 30 mil. Eles usaram um maçarico para abrir um buraco no caixa eletrônico e retirar as cédulas. As imagens foram repassadas para a Sessão de Investigação de Maior Potencial Ofensivo da Polícia Civil e estão sendo analisadas.

Para Ricardo César, coordenador de atendimento do Banco Santander, a baixa movimentação de pessoas e a falta de policiamento no Campus facilita a ação de bandidos. “Essas pessoas ficam monitorando e esperando a melhor hora para agir. As facilidades daqui comparadas a outras agências da cidade acabam sendo um grande incentivo para esse tipo de ousadia. No fim do ano as coisas pioram, pois cai o movimento e fica praticamente deserto”, afirma.

Também na sexta-feira (17) a Polícia Civil interditou a agência do Banco do Brasil próxima ao Restaurante Universitário (RU) em razão de uma tentativa de estelionato. Segundo os atendentes, uma moça tentou abrir uma conta usando documentos falsos e foi detida após a polícia ser acionada. O caso também é investigado pela Polícia Civil para avaliar se não há qualquer conexão com os outros casos registrados nas agências bancárias instaladas no Campus da UnB.

O prefeito do campus, Paulo César Marques, reconhece que o último recesso do fim de ano apresentou uma oscilação preocupante no número de ocorrências policiais. “Os bandidos vão onde há aglomeração de carros para furtar. Mesmo com a queda na movimentação, eles permanecem monitorando a região. Mas é preciso que se diga que esse é um problema recorrente em várias outras regiões da cidade", avalia.

Atualmente a segurança na universidade é feita pelos funcionários da prefeitura e o posto comunitário da polícia militar, que disponibiliza cerca de seis homens. Os alunos e preofessores da univerfsidade já apresentaram pedidos à reitoria manifestando a necessidade em ampliar o contingente. Mas segundo a universidade, a PM não dispõe de efetivo suficiente para ampliar o policiamento.

Reforço aguardado

A escalada das ocorrências no último recesso letivo na UnB serviu de alerta e mobilizou a comunidade acadêmica. A tentativa de sequestro a uma docente do instituto de psicologia mobilizou alunos e professores. Em atos de protestos pacífico, eles cobraram o reforço na segurança da universidade, e chegaram a ameaçar a suspensão das aulas no período noturno diante da falta de segurança.

A prefeitura comunitária estuda, além de implantar o sistema de monitoramente de câmeras, implantar identificadores eletrônicos nas portas de entradas das áreas restritas. De todos os departamentos da universidade consultados, 38 já se manifestaram favoráveis à proposta. A licitação para as aquisições dos equipamentos de segurança ainda permanece na fase de estudo. O edital só poderá ser concluído até o fim mês de dezembro, caso contrário, a proposta não terá tempo hábil para ser implementada já na volta das atividades letivas no início de 2011.

Da Secretaria de Comunicação da ADUnB

  E vocês, se sentem inseguros nos campi? Acham que a pm é a melhor solução? Quais as saídas para o problema? Deixem sua opnião nos comentários, participem.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Precisamos divulgar mais!

    Agradeço a Deus pelos meus 4,5 anos em que eu estudava durante o dia e tinha que subir todas as noite (~ 22h) do minhocão para a L2 sul e nada me aconteceu. Já ouvi muitas histórias de pessoas que fizeram o mesmo trajeto e foram vítimas da violência.

    Estamos sempre intimidados pela ação dos bandidos e não conseguimos produzir como esperado. Um Absurdo total.

    Não podemos aceitar isso! Minha irmã já foi vítima 2 vezes de furto no interior do seu carro na UnB.

    ResponderExcluir
  2. Ótima iniciativa esse site.

    Poderia pedir testemunhos de pessoas que sofreram a insegurança do campus asa norte para enviarmos ao reitor!

    ResponderExcluir